Eu sou porque nós somos

EM FOCO


A Diretoria Regional de Educação Jaçanã Tremembé promoveu, no dia 21 de agosto, o Seminário “Ação e Reflexão na EJA”, com a presença do filósofo e educador Mario Sérgio Cortella e da professora Stela Conceição Bertholo Piconez. O evento foi aberto para professores e interessados em educação e tratou da prática reflexiva no processo de ensino e aprendizagem e enfocou a Educação de Jovens e Adultos – EJA.
As questões tratadas no Seminário possibilitaram a reflexão sobre a prática docente, levando em consideração as dificuldades de aprendizagem dos alunos e a angústia dos professores em dar conta de todo o conteúdo, que consideram necessários.
O Professor Cortella, aliando o enorme conhecimento que tem sobre os mais diversos pensadores e as lições que tira do cotidiano, antecipa as questões que afligem os professores, especialmente os que lidam com jovens e adultos, e lembra que a organização do currículo de qualquer escola implica a seleção de conteúdos, por parte dos professores. Assim, o professor, ante de se angustiar com a quantidade de conhecimentos dispostos nos livros didáticos, há de se questionar sobre o quê, de fato, vai ser importante para a melhoria da qualidade de vida do aluno.
Já a Professora Stela, dando continuidade à reflexão iniciada, trouxe a contribuição de sua grande experiência com a Educação de Jovens e Adultos, aprofundando as questões com apresentações precisas de elementos que não podem estar ausentes das considerações dos professores na sua tarefa educacional.
Após o evento, a D.R.E. Jaçanã / Tremembé recebeu avaliações de algumas escolas que manifestaram a satisfação com o seminário. Dentre elas destacamos a avaliação da EMEF Hipólito José da Costa: “nesta semana durante as JEIFs aqui na escola, os professores sentiram-se estimulados a reverem seus planos de trabalho, reorganizando e selecionando, quais conteúdos são significativos para os alunos e quais as competências e habilidades, os alunos precisam ter aprendido ao final de cada etapa, traçando o perfil de conclusão do aluno”. A Equipe do CIEJA Vila Maria / Vila Guilherme relata: “Fizemos uma análise do quanto já caminhamos, mas ainda temos por fazer. Achamos que as ideias, as experiências de ambos se complementaram, o professor Cortella com seu olhar filosófico nos inspira e nos provoca e a professora Stela com a sua profunda experiência nos leva ao questionamento de nossas práticas. Ambos são influenciados pelas concepções do educador Paulo Freire, sendo que Cortella respira suas ideias e Stela se inspira em seus ensinamentos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nos dias 29 e 30 de setembro a III Jornada de Educação objetivou promover o encontro dos educadores da DRE JT para reflexão das possibilidades de aprimoramento do trabalho nas nossas escolas visando a melhoria das aprendizagens dos nossos alunos.

Kátia Lomba Bräkling, Célia Maria Carolino Pires, Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, Maria Aparecida Guedes Monção, Rafael da Nova Favarin, especialistas renomados apresentaram temas como Leitura, Didática da Matemática, A escuta da criança e a Gestão Pedagógica e Inclusão compartilhando conhecimento e possibilidades de trabalhos significativos para os nossos alunos.

Professores da nossa DRE apresentaram relatos de práticas na perspectiva de propor a reflexão de ações/atuações reais da escola.

As apresentações culturais envolveram os alunos da Rede e abrilhantaram o evento emocionando o público.