Eu sou porque nós somos

PARA CONHECER




O “Ubuntu” é uma visão unificante do mundo, expressa por meio do provérbio zulu “Umuntu Ngumuntu Ngabantu” (“Uma pessoa é pessoa por intermédio das outras pessoas”). Este conceito é uma concepção da vida que encontra-se na base das sociedades africanas, e que contem em si o respeito, a partilha, a confiança, o altruísmo e a colaboração. Conceitua o homem enquanto “comunhão”, define a pessoa em analogia às suas relações com os outros. Uma pessoa com Ubuntu é aberta, disponível aos outros, solidária, sabe que é parte de um todo maior. Quando fala-se de Ubuntu entende-se um sentido mais forte de unidade nas relações sociais, para encontrar as diferenças presentes na humanidade do outro e enriquecer a nossa:
 “eu sou porque nós somos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Nos dias 29 e 30 de setembro a III Jornada de Educação objetivou promover o encontro dos educadores da DRE JT para reflexão das possibilidades de aprimoramento do trabalho nas nossas escolas visando a melhoria das aprendizagens dos nossos alunos.

Kátia Lomba Bräkling, Célia Maria Carolino Pires, Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, Maria Aparecida Guedes Monção, Rafael da Nova Favarin, especialistas renomados apresentaram temas como Leitura, Didática da Matemática, A escuta da criança e a Gestão Pedagógica e Inclusão compartilhando conhecimento e possibilidades de trabalhos significativos para os nossos alunos.

Professores da nossa DRE apresentaram relatos de práticas na perspectiva de propor a reflexão de ações/atuações reais da escola.

As apresentações culturais envolveram os alunos da Rede e abrilhantaram o evento emocionando o público.